Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/989545
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, G. de S.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, E. C. de
AMORIM JÚNIOR, A. C.
EZEQUIEL, J. M.
SILVA, P. T. de S. e
Additional Information: GRACIENE DE SOUZA SILVA, Mestranda do ITEP; EDÉN CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE JÚNIOR, ITEP; ALMIR COSTA AMORIM JUNIOR, Professor do IF Sertão; JOSÉ MARCOS EZEQUIEL, Graduando do IF SERTÃO, Petrolina.; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
Title: Avaliação da potencial contaminação das águas superficiais e subterrâneas por agrotoxicos em áreas de produção de uva para exportação no Vale do São Francisco.
Publisher: In: SIMPÓSIO ÍTALO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 12., 2014, Natal. Gestão integrada, avanços tecnológicos e regulação. Natal: ABES, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Contaminação das águas superficiais
GUS
GOSS
Envirorment.
Description: O sistema produtivo de uva irrigado do Vale do São Francisco é caracterizado pela ampla utilização de agroquímicos. Por meio da lixiviação e do escoamento superficial da água, os agrotóxicos podem ser transportados, prejudicando a qualidade das águas subterrâneas e superficiais. As propriedades físico-químicas dos agroquímicos bem como as características dos solos são determinantes para essa movimentação. Portanto, o conhecimento destes atributos, bem como adequação do manejo dos solos a estas propriedades, pode ajudar a minimizar o impacto ambiental. Em vista disso e para avaliar a qualidade dos corpos hídricos da região, foi realizado um estudo do potencial de contaminação dos agrotóxicos aplicados no cultivo de uva para exportação no Vale do São Francisco, empregando-se para estas análises os índices de GUS e GOSS. Como resultado, obteve-se uma lista discriminando quais apresentam maior risco de contaminação para os recursos naturais. No geral, constatou-se que os agrotóxicos utilizados oferecem baixo potencial de contaminação das águas subterrâneas e médio a alto potencial de contaminação das águas superficiais.
Thesagro: Meio ambiente
Impacto ambiental
Agrotóxico
Poluição.
Data Created: 2014-07-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PaulaTereza22014.pdf115,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace