Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990086
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 9-Jul-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: GONÇALVES, R. A.
OLIVEIRA, M. S. B.
SANTOS, E. F.
TAVARES-DIAS, M.
Informaçães Adicionais: Raissa Alves Gonçalves, Acadêmica do Curso de Engenharia de Pesca, Universidade do Estado do Amapá, Macapá, AP, Brasil. raissaalvesm@hotmail.com; macosidney2012@hotmail.com; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP.
Título: Aspectos ecológicos da comunidade de parasitos em duas espécies de Loricariidae da Bacia Igarapé Fortaleza, Estado do Amapá, Brasil.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Biota Amazônia, Macapá, v. 4, n.1, p. 15-21, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Diversidade
Conteúdo: Os parasitos têm sido reconhecidos como importantes componentes dos ecossistemas. Esses usam o ambiente para a sua transmissão e podem infectar diversas espécies de peixe no ecossistema. O presente estudo investigou a ecologia parasitária em Squaliforma emarginata e Harttia duriventris da bacia Igarapé Fortaleza, região de Macapá, estado do Amapá, Norte do Brasil. Para ambos os peixes houve similar nível de infecção por Ichthyophthirius multifiliis (Ciliophora), parasito dominante e com dispersão agregada. Spironucleus sp. (Hexamitidae) ocorreu somente nas brânquias de H. duriventris, enquanto Trinigyrus mourei (Monogenoidea) e Procamallanus inopinatus (Camallanidae) foram encontrados somente S. emarginata. O índice de Brillouin, riqueza de espécies de parasitos, uniformidade e dominância de Berger-Parker foram maiores em S. marginata, mas para ambos os hospedeiros a comunidade parasitária foi caracterizada por baixa diversidade e baixa uniformidade. Em H. duriventris e S. emarginata, o baixo parasitismo não afetou o fator de condição relativo (Kn) dos hospedeiros. Em S. emarginata houve correlação positiva da abundância de I. multifiliis com o comprimento, peso e Kn dos hospedeiros, enquanto que em H. druventris somente o peso e Kn mostram correlação com a abundância desse ciliado. Este foi o primeiro registro de I. multifiliis, Spironucleus sp. e P. inopinatus para H. duriventris e S. emarginata.
Thesagro: Peixe de água doce
Parasito de animal
Metazoário
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2014Aspectosecologicos.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace