Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990096
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: FERMINO JUNIOR, P. C. P.
RAPOSO, A.
NAGAO, E. O.
PEREIRA, J. E. S.
Informaçães Adicionais: Paulo Cesar Poeta Fermino Junior, Universidade Federal do Acre (Ufac); ANDREA RAPOSO, CPAF-AC; Eduardo Ossamu Nagao, Universidade Federal do Amazonas (Ufam); JONNY EVERSON SCHERWINSKI PEREIRA, CENARGEN.
Título: Efeito de diferentes citocininas e sistema de cultura dupla-face na micropropagação de Teca (Tectonia grandis L.) estabelecida na Amazônia Sul-Ocidental.
Fonte/Imprenta: Evidência: Ciência e Biotecnologia, Joaçaba, v.14, n. 1, p. 7-20, jan./jun. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Teak
Cultura dupla-fase
Amazônia Sul Ocidental
Southwestern Amazon
Cultivo in vitro
Sustancias de crecimiento vegetal.
Micropropagación
Citoquininas
Conteúdo: A cultura de tecidos representa uma das formas mais viáveis de multiplicação de matrizes selecionadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas fisiológicas de diferentes tipos de citocininas e composições de meio de cultura na multiplicação in vitro de microbrotos, bem como a eficiência do sistema dupla-fase de cultivo na micropropagação de Tectona grandis L.f. estabelecidos na Amazônia Sul-Ocidental. Segmentos nodais de plântulas germinadas in vitro foram utilizados como fontes de explantes. Foram avaliados, no sistema de cultivo semissólido, o efeito dos meios de cultura MS e WPM, e diferentes concentrações de BAP, CIN e TDZ (2,2; 4,4; 8,8; 17,7 ?M). Para o sistema duplafase, os segmentos nodais foram cultivados por 30 dias em meio de cultura semissólido MS, com 30 g.L-1 de sacarose, 6 g.L-1 de ágar-ágar e suplementados com 2,2; 4,4; 8,8 ?M de BAP e 0,53 ?M de ANA. Após 30 dias em cultivo sólido, os mesmos tratamentos receberam a adição de 10 mL de meio de cultura líquido MS. Em sistema de cultura em meio semissólido, o meio de cultura WPM é mais eficiente na multiplicação in vitro de brotos de T. grandis L. O uso de BAP ou TDZ é mais eficientena multiplicação in vitro do que as citocininas CIN. O uso do sistema de cultivo dupla-fase apresenta eficiência semelhante ao sistema convencional (meio semissólido).
Thesagro: Micropropagação
Cultura in vitro
Teca
Tectona grandis
Regulador de crescimento
Citoquinina
NAL Thesaurus: Micropropagation
In vitro culture
Plant growth substances
Cytokinins.
Ano de Publicação: 2014-07-09
ISSN: 2236-6059 (online)
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25096.pdf302,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace