Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990146
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MORO, E.
CRUSCIOL, C. A. C.
CANTARELLA, H.
NASCENTE, A. S.
MORO, A. L.
BROETTO, F.
Additional Information: EDEMAR MORO, UNOESTE; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL, UNESP, Botucatu-SP; HEITOR CANTARELLA, IAC; ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; ADRIANA LIMA MORO, UNOESTE; FERNANDO BROETTO, UNESP, Botucatu-SP.
Title: Acidez do solo afetando concentração de micronutrientes, atividade da enzima nitrato redutase e produtividade em plantas de arroz de terras altas.
Publisher: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 34, n. 6, p. 3397-3410, 2013.
Language: pt_BR
Notes: Suplemento 1.
Description: A menor produtividade grãos de arroz no sistema plantio direto (SPD) em relação ao sistema convencional pode ser devido ao predomínio de nitrato no solo e da baixa atividade da nitrato redutase. Um outra causa pode ser a deficiência por micronutrientes causada pelas correções superficiais da acidez do solo. Assim, o objetivo desse estudo foi de avaliar as alterações que o pH do solo provoca nas formas de N do solo, no teor de micronutrientes das plantas de arroz, na atividade da enzima nitrato redutase, nos componentes de produção e produtividade do arroz. O experimento foi conduzido em casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado no esquema fatorial três (níveis de acidez) x cinco (fontes de micronutrientes), com quatro repetições. A adição de micronutrientes não afeta os teores de amônio e nitrato no solo; a acidez do solo afeta significativamente os teores de nitrato e amônio no solo, os teores de micronutrientes pelas plantas de arroz, a produtividade da cultura e os componentes de produção; a acidez média do solo (pH 5,5) propicia teores médios a altos de Cu e Fe, médios de Zn e Mn, alta atividade da enzima NR, resultando em maiores valores de matéria seca, perfilhos, panículas, espiguetas, peso de 100 grãos e consequentemente produtividade de grãos.
Thesagro: Acidez do solo
Arroz
Oryza sativa
Fertilidade do solo
Plantio direto
Data Created: 2014-07-10
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p3397.pdf304,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace