Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990473
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cocais - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PINHEIRO, P. R.
PEREIRA, M. D.
CAVALLARI, M. M.
SEVERIANO, R. L.
AZEVEDO, K. E. X. de
Additional Information: PALOMA R. PINHEIRO, UFRN; MÁRCIO D. PEREIRA, UFRN; MARCELO MATTOS CAVALLARI, CPPSE; ROGÉRIO L. SEVERIANO, UFRN; KAMILA K. E. X. de, UFRN.
Title: Biometria de sementes de palmeira babaçu.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS, 8., 2014, Recife, PE. Paradigmas na formação de recursos humanos em ciências florestais.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Amêndoas
Características biométricas
Orbignya phalerata Mart.
Description: O nordeste brasileiro possui cerca de 12 milhões de hectares plantados com babaçu, sendo em torno de 140.000 toneladas de amêndoas extraídas mensalmente destes babaçuais. Avaliar as características biométricas de frutos e sementes de determinada espécie é importante para se obter informações sobre a variabilidade das características morfológicas e genéticas de determinada espécie. O objetivo deste trabalho foi verificar a biometria de sementes de babaçu retiradas de diferentes posições no mesmo cacho. Foram analisadas sementes da base, do meio e da ponta do cacho. Analisou-se o comprimento, a largura e o peso das sementes. Aplicou-se a estatística descritiva. As sementes da base do cacho apresentam maior comprimento que as do meio e da ponta. Para a largura, o maior número de sementes apresenta o mesmo intervalo de comprimento nos três pontos e não há grande variação no peso das sementes, independente da posição das mesmas no cacho. Existe variação biométrica das sementes de babaçu de acordo com a posição no cacho.
Thesagro: Babaçu
Data Created: 2014-07-14
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPACP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
biometriasementesbabacu.pdf265,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace