Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/990889
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 17-Jul-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: GOMES, J. B. V.
CURCIO, G. R.
DEDECK, R. A.
RAMOS, M. R.
Informaçães Adicionais: JOAO BOSCO VASCONCELLOS GOMES, CNPF; GUSTAVO RIBAS CURCIO, CNPF; Renato Antonio Dedecek, Projeto Biomas - CNA/Embrapa Florestas; Michele Ribeiro Ramos, Projeto Biomas - CNA/Embrapa Florestas.
Título: Atributos dos solos do complexo petroquímico Comperj em função de variações litotípicas, da paisagem e do uso atual.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 34, n. 77, p. 1-11, jan./mar. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Florestas secundárias
Pastagens
Rio de Janeiro.
Conteúdo: A implantação do Comperj (complexo petroquímico da Petrobras e de empresas parceiras no município de Itaboraí) envolve um grande impacto ao meio natural, sendo ao mesmo tempo uma oportunidade para ações de compensação ambiental. O presente trabalho procurou caracterizar a química e a mineralogia dos solos da área do Comperj, considerando a granulometria e a morfologia dos solos, como também os diferentes materiais de origem, as posições de paisagem (terços superior, médio e inferior de encosta e terraços da planície) e as diferentes coberturas vegetais atuais. As paisagens de planície e encosta apresentam diferenças de comportamento de vários atributos químicos do solo, além daquelas associadas à própria paisagem (relevo e regime hídrico). Nas encostas também ocorrem diferenças de comportamento entre as amostras de solo, em função da origem litotípica e da fitofisionomia atual. Os sítios de floresta e pastagem das encostas apresentam comportamento diferenciado para vários atributos químicos, ressaltando-se, entretanto, que os valores médios de C orgânico não diferiram entre os dois grupos. A mineralogia de todos os solos é extremamente caulinítica, observando-se poucas diferenças entre os grupos dos litotipos. A consistência muito a extremamente dura no topo do horizonte B foi descrita para perfis de solo de encosta dos dois grupos de material de origem (Proterozóico e Terciário).
NAL Thesaurus: pastures
secondary forests.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atributos.pdf635,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace