Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992440
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, G. W. B. de
MEZACASA, J.
RODIGHERO, K.
OLIVEIRA, P. D. de
ALBARELLO, J. B.
DAL MAGRO, R.
Additional Information: GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Janes Mezacasa; Karine Rodighero; Paula Duarte de Oliveira; Jean Bressan Albarello; Renan Dal Magro.
Title: A calagem pode mitigar os efeitos da fitotoxicidade do cobre em aveia branca (Avena sativa L.)?
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Costão do Santinho, SC. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Costão do Santinho: SBCS, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Resumo expandido.
Keywords: Videira.
Description: A aveia é uma das plantas mais usada para cobertura de solos cultivados com videira na região da Serra Gaúcha. As constantes aplicações de calda bordalesa em videiras da Serra Gaúcha para a prevenção do míldio, tem causado o aumento dos níveis de cobre nos solos, o que pode interferir no estado nutricional das mesmas, causando problemas como fitotoxicidade, além de gerar grande dificuldade na implantação de novos vinhedos pela diminuição de crescimento de raízes e parte aérea. A disponibilidade do cobre para as plantas é influenciada por fatores do solo, como MO, presença de outros elementos e pH do solo. O presente trabalho teve como objetivo verificar se a elevação dos níveis de pH do solo pode mitigar os efeitos da fitotoxicidade do cobre em plantas. O trabalho foi realizado em casa de vegetação na Embrapa Uva e Vinho no município de Bento Gonçalves, RS. O delineamento foi blocos casualizados com parcelas subdivididas, com seis solos, cinco doses de calcário (0, 0,5, 1, 1,5 e 2 SMP) e três repetições, com a adição, em todos as amostras, de 50 mg de Cu kg-1 de solo. Foram determinados os teores relativos de clorofilas A e B das folhas e matéria seca. Os resultados apontaram que a elevação do pH do solo através da calagem pode mitigar os efeitos da fitotoxicidade por cobre, além disso, características individuais de cada solo foram responsáveis por melhores resultados na mitigação.
Thesagro: Calagem
Solo
Aveia
Cobre
Calda bordalesa
Mildio.
Data Created: 2014-08-13
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
480.pdf151,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace