Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994200
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NASCIMENTO, S. V. do
COSTA, M. R. T. da R.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Additional Information: Sidney V. do Nascimento, BOLSISTA CPATU; MARIA ROSA TRAVASSOS DA ROSA COSTA, CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Title: Caracterização genética de acessos de açaizeiros (Euterpe oleracea) provenientes de Tomé-Açu, Pará, pro marcadores microssatélites.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Diversidade genética
Heterozigosidade
Recursos genéticos
Tomé-Açu.
Description: Considerando a importância econômica do açaizeiro para o Estado do Pará e a atual expansão da comercialização no Brasil e exterior, faz-se necessário realizar programas de melhoramento genético que visem gerar e/ou adaptar cultivares com características que atendam demandas de mercado. Neste contexto, avaliar a variabilidade dos acessos disponíveis em Bancos de Germoplasma, ou em áreas de ocorrência natural, visando a seleção de genótipos superiores, tem sido alvo dos trabalhos desenvolvidos na Embrapa Amazônia Oriental. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade genética em quarenta e oito acessos de açaizeiros coletados em Tomé-açu, no Estado do Pará. A metodologia utilizada foi a PCR, com marcadores microssatélites. Os resultados obtidos mostraram valores de heterozigosidade média de 0,69, o que indica presença de variabilidade genética a ser explorada em programas de melhoramento genético para esta espécie.
Thesagro: Açaí
Genética Molecular.
Data Created: 2014-09-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic4.pdf159,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace