Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994287
Title: Fungos associados às sementes de tento e maranhoto.
Authors: SILVA, A. P.
BENCHIMOL, R. L.
LEÃO, N. V. M.
FARIAS, L. A. G.
Affiliation: Adriano P. Silva, Bolsista PIBIC/FAPESPA; RUTH LINDA BENCHIMOL, CPATU; NOEMI VIANNA MARTINS LEAO, CPATU; LISIAS ALINE GONCALVES FARIA, CPATU.
Date Issued: 2014
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Description: A utilização de sementes sadias é fundamental para o sucesso de um empreendimento florestal. O objetivo deste trabalho foi identificar e quantificar os fungos associados às sementes de tento (Ormosia sp.) e maranhoto (Phyllanthus nobilis (L. f.) Müll. Arg). Os experimentos foram realizados no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará. As sementes testadas foram cedidas pelo Laboratório de Sementes Florestais da Embrapa Amazônia Oriental. Foram analisadas 50 sementes de tento e 50 de maranhoto, originárias de Belterra e Bonito, estado do Pará. As amostras foram divididas em sub-amostras de 25 sementes, com e sem assepsia, para realização dos testes de sanidade em meio de cultura de Batata-Dextrose-Agar (BDA). As sementes contaminadas foram analisadas e lâminas das culturas fúngicas foram avaliadas sob microscópio óptico. Aspergillus sp. foi o único fungo detectado nas duas espécies. A infestação nas sementes de maranhoto e tento, com assepsia, foi de 8% e 36%, enquanto que, nas sem assepsia, foi de 80% e 44%, respectivamente. A assepsia utilizada nos ensaios (hipoclorito de sódio a 1%, por cinco minutos) mostrou maior eficiência nas sementes de maranhoto do que de nas de tento, visto que nestas últimas o índice de infestação por Aspergillus foi considerado alto quando comparado com o tratamento sem assepsia.
Thesagro: Fungo.
NAL Thesaurus: Aspergillus.
Keywords: Patologia de sementes.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic11.pdf157,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace