Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994295
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FREIRE, A. de N. R.
ISHIDA, A. K. N.
NASCIMENTO, W. M. O. do
PROTAZIO, D. C.
Informaçães Adicionais: Alessandra de Nazaré Rei Freire, ESTAGIÁRIA CPATU; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; Daniellen Costa Protazio, BOLSISTA PIBIC.
Título: Reação de plantas de maracujazeiro amarelo a doenças.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cultura.
Conteúdo: A cultura do maracujazeiro é uma das mais importantes no estado do Pará, principalmente para pequenos agricultores, tendo como um dos fatores limitantes para a sua produtividade, a ocorrência de diversas doenças. O uso da resistência genética é uma ferramenta importante a ser inserida no manejo de doenças. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de seis híbridos intraespecíficos e quatro cultivares de maracujazeiro, quanto à incidência de doenças. O experimento foi conduzido no campo experimental da Embrapa Amazônia Oriental. O delineamento experimental foi em blocos casualizado, com quatro repetições (10 plantas/parcela). A incidência de doenças foi avaliada quinzenalmente com base na sintomatologia de todas as plantas no período de setembro de 2013 a abril de 2014. As cultivares BRS Sol do Cerrado, BRS Gigante amarelo, BRS Rubi do Cerrado, Golden Star e o híbrido intraespecífico CCF (161/136) apresentaram os menores valores de incidência para cladosporiose, enquanto os menores valores de incidência da virose (CABMV) foram apresentados pela cultivar BRS Rubi do Cerrado e pelos híbridos intraespecíficos CCF (73/161), CCF (73/82), CCF (136/73), CCF (161/82). Todos os materiais avaliados apresentaram incidência de antracnose, não havendo diferenças significativas entre si.
Thesagro: Doença
Maracujá
Resistência Genética.
NAL Thesaurus: Passiflora edulis f. flavicarpa.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic12.pdf145,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace