Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994306
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RIBEIRO, A. A.
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
SILVA, E. M.
SIMEÃO, M.
MOURA, R. S.
Informaçães Adicionais: AURELIANO A. RIBEIRO, UFPI, Bom Jesus-PI; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; EVERALDO M. SILVA, UFPI, Bom Jesus-PI; MARCELO SIMEÃO, UFPI, Bom Jesus-PI.; REGIANA S. MOURA, UFPI.
Título: Métodos empíricos de estimativa da evapotranspiração de referência para Piripiri, Piauí.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 43., 2014, Campo Grande-MS. Resumos expandidos... Campo Grande-MS: SBEA, 2014.
Idioma: pt_BR
Notas: CONBEA 2014,
Palavras-chave: Dados meteorológicos
Manejo da irrigação.
Conteúdo: O conhecimento da evapotranspiração de referência é fundamental para se determinar a lâmina correta de irrigação, evitando assim, o desperdício de água ou a sua aplicação deficitária. O presente estudo teve como objetivo avaliar, para as condições de Piripiri- PI, diferentes métodos de estimativa da evapotranspiração de referência (Hargreaves-Samani, Ivanov, Jensen-Haise,Blaney-Criddle e Priestley-Taylor) comparando-os com o método padrão de Penman-Monteith-FAO. A estimativa da ETo foi feita para o período anual, chuvoso (janeiro a maio) e seco (junho a dezembro). Os dados meteorológicos foram obtidos de 01 de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2012 na estação meteorológica convencional, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), situada no município de Piripiri, PI (04º 20? 00,4? S; 41º 43' 52? W; Alt. 164 m). Foram coletados dados diários das temperaturas máxima (Tmáx), média (Tméd) e mínima (Tmín) do ar, insolação, umidade relativa média do ar (URméd), precipitações e velocidade do vento a 10 m de altura, sendo posteriormente convertida para 2 m.Concluiu-se que o método de Hargreaves- Samani foi o que apresentou melhor desempenho nas três escalas de tempo avaliadas (anual, chuvoso e seco).
Thesagro: Agricultura.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R03581.pdf276,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace