Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994309
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PROTAZIO, D. C.
ISHIDA, A. K. N.
NASCIMENTO, W. M. O. do
GURGEL, F. de L.
Informaçães Adicionais: Daniellen Costa Protazio, BOLSISTA PIBIC; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU.
Título: Fungos associados a clones de camucamuzeiro, muricizeiro e bacurizeiro no município de Tomé-Açu.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Levantamento de doenças.
Conteúdo: Diversos fatores são responsáveis pela redução da produtividade e morte de espécies frutíferas da Amazônia, dentre os quais, destaca-se a incidência de doenças, principalmente pelas condições edafoclimáticas da região. O objetivo do trabalho foi isolar e identificar fungos associados aos clones de camucamuzeiro, muricizeiro e bacurizeiro em experimentos localizados no Campo Experimental de Tomé-Açu-PA. Plantas apresentando sintomas de doenças foram fotografadas, coletadas, acondicionadas em sacos plásticos e transportadas para o Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental. Foram realizados exames microscópicos, bem como o isolamento em meio de cultura para a classificação dos patógenos. Do material sintomático de plantas de bacurizeiro foram isolados os seguintes fungos: Pestalotiopsis sp., Lasiodiplodia sp., Curvularia sp., Phomopsis sp., Guignardia sp. e Nigrospora sp. De plantas sintomáticas de muricizeiro foram isolados, Pestalotiopsis sp., Lasiodiplodia sp., Calonectria sp., Rhizoctonia sp. e Phomopsis sp. e de plantas de camucamuzeiro isolou-se os fungos Lasiodiplodia sp., Phomopsis sp., Curvularia sp. e Guignardia sp. Todos os isolados fúngicos se encontram preservados em óleo mineral para posteriores testes de patogenicidade.
Thesagro: Fungo
Myrciaria Dubia
Platonia Insignis.
NAL Thesaurus: Byrsonima crassifolia.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic16.pdf146,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace