Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994444
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, R. T. da
ISHIDA, A. K. N.
ALMEIDA, C. A.
CARDOSO, S, V. D.
Informaçães Adicionais: Rosenira Torres da Silva, ESTAGIÁRIA CPATU; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; Crislayne Azevedo Almeida, ESTAGIÁRIA CPATU; Sandra Valéria Dias Cardoso, BOLSISTA CPATU.
Título: Efeito da temperatura no crescimento de Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae e Xanthomonas axonopodis pv. manihotis.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Bactérias do gênero Xanthomonas apresentam uma diversidade na gama de hospedeiros, causando sérios prejuízos em todas as regiões do Brasil. Xanthomonas axonopodis pv. passiflorae (Xap) e Xanthomonas axonopodis pv. manihotis (Xam) são responsáveis pelas bacterioses nas culturas do maracujá e da mandioca, respectivamente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes temperaturas sobre o crescimento de Xap e Xam. Foram avaliadas as temperaturas de 15ºC, 20ºC, 25ºC, 30ºC, 35°C e 40°C através da contagem de Unidades formadoras de colônia de patógeno após 48 horas de incubação. Para cada patógeno, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 10 repetições. Observou-se efeito da temperatura sobre o crescimento de ambas as bactérias fitopatogênicas, as quais cresceram no intervalo entre 25°C e 35°C. O crescimento bacteriano de ambos patógenos apresentou comportamento quadrático, sendo que os valores de temperatura ótima foram obtidos pela derivada da equação de regressão. O crescimento ótimo de Xap foi observado a 29,01°C, enquanto o de Xam foi observado a 28,38°C. Para os dois patógenos estudados não houve crescimento nas temperaturas de 15°C, 20°C e 40ºC.
Thesagro: Maracujá.
Manihot Esculenta
Mancha Bacteriana
NAL Thesaurus: Passiflora edulis f. flavicarpa.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic22.pdf168,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace