Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994448
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARDOSO, S. V. D.
ISHIDA, A. K. N.
BOARI, A. de J.
ALMEIDA, C. A.
Informaçães Adicionais: Sandra Valéria Dias Cardoso, BOLSISTA CPATU; ALESSANDRA KEIKO NAKASONE ISHIDA, CPATU; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; Crislayne Azevedo Almeida, ESTAGIÁRIA CPATU.
Título: Identificação molecular de Lasiodiplodia pseudotheobromae associado ao bacurizeiro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Primers ITS4 e ITS5.
Conteúdo: O bacurizeiro é uma espécie frutífera tipicamente tropical, com alto potencial comercial, encontrada em todos os estados da região Norte e nos estados de Mato Grosso, Maranhão e Piauí, sendo o clima dessas regiões favorável para diversas doenças fúngicas. No entanto, ainda há poucas informações sobre as doenças que ocorrem na cultura e seus devidos danos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar uma espécie do gênero Lasiodiplodia associada à seca descendente de plantas de bacurizeiro por meio do PCR, seguido do sequenciamento nucleotídico. O isolado de Lasiodiplodia sp. foi cultivado em meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA) por sete dias, sendo em seguida realizada a extração de DNA e PCR utilizando-se os primers ITS4 e ITS5. Os produtos do PCR foram sequenciados e avaliados via programas Blastn, ClustalW e Mega 5.0, onde se verificou identidade de 100% com vários acessos de Lasiodiplodia pseudotheobromae.
Thesagro: Bacuri
Doença
Fungo
Platonia Insignis.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic23.pdf174,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace