Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994462
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MALCHER, D. J. da P.
NASCIMENTO, W. M. O. do
TAVARES, R. F. de M.
MENDES, N. V. B.
Informaçães Adicionais: Deyse Jacqueline da Paixão Malcher, ESTAGIÁRIA CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; Rosane Franci de Moraes Tavares, BOLSISTA PIBIC; Nouglas Veloso Barbosa Mendes, BOLSISTA CPATU.
Título: Armazenamento de semente de biribá (Rollinia mucosa (JACK) Baill).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tempo médio
Viabilidade.
Conteúdo: O biribazeiro (Rollinia mucosa (Jack) Baill) é frutífera arbórea pertencente à família das anonáceas, com suas sementes apresentando comportamento ortodoxo ao armazenamento. O trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de sementes de R. mucosa armazenada em diferentes ambientes por até 18 meses. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas sementes provenientes de frutos colhidos de plantas matrizes do Banco Ativo de Germoplasma de Fruteiras Nativas da Embrapa Amazônia Oriental. Após o beneficiamento as sementes foram armazenadas em diferentes ambientes: a) temperatura ambiente (26±2ºC), b) geladeira (8±2°C), c) germinador tipo BOD (10±1ºC), d) BOD (15±1°C) e, e) freezer (-10ºC). Antes e após o armazenamento foram retiradas amostras para a determinação do teor de água e da germinação das sementes. A avaliação do vigor foi realizada por meio de contagem diária das sementes germinadas por até 60 dias após a semeadura. A análise de variância foi realizada em três períodos (12, 15 e 18 meses) e as médias dos tratamentos comparadas pelo teste de Tukey 5% de probabilidade. Com os resultados obtidos verificou-se que, as sementes de R. mucosa quando armazenadas em temperatura de 26±2ºC ou em freezer perdem a viabilidade. Entretanto, o armazenamento das sementes em geladeira ou em câmaras tipo BOD com temperaturas constantes de 10° e 15°C permite manter viabilidade de sementes por até 18 meses.
Thesagro: Biriba
Germinação.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic26.pdf142,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace