Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994467
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MENDES, N. V. B.
NASCIMENTO, W. M. O. do
MALCHER, D. J. da P.
TAVARES, R. F. de M.
Informaçães Adicionais: Nouglas Veloso Barbosa Mendes, ESTAGIÁRIA CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; Deyse Jacqueline da Paixão Malcher, ESTAGIÁRIA CPATU; Rozane Franci de Moraes Tavares, BOLSISTA PIBIC.
Título: Germinação de sementes de bacurizinho rugoso (Garcinia acuminata Planch. & Triana).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bacurizinho
Frutífera
Tempo médio
Viabilidade
Conteúdo: Garcinia acuminata pertence à família Clusiaceae, é frutífera de porte pequeno, nativa da Amazônia. O trabalho foi desenvolvido com objetivo de verificar a influência do tipo de substrato e uso de sementes com e sem tegumento. oi retirado amostra para determinação do teor de água. Que foi avaliado pelo método da estufa a 105±3ºC, utilizando-se quatro amostras de dez sementes cada. O teste de germinação foi realizado em ambiente sem o controle da temperatura e umidade relativa do ar. Em bandejas plásticas utilizando os seguintes substratos: 1) areia, 2) areia + serragem (1:1), 3) sementes de açaí trituradas e 4) vermiculita. Além de do uso de sementes com tegumento e sem tegumento. Concomitante ao teste de germinação foi feita avaliação diária do número de plântulas emersas até 120 dias após a semeadura, para o cálculo do tempo médio de germinação. Foi adotado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial de dois fatores (4x2), com quatro repetições de 50 sementes cada. Os substratos areia e sementes de açaí trituradas foram os que apresentaram as melhores porcentagens de germinação, sendo superiores a 80% no tratamento que usou sementes sem tegumento. Os substratos, areia e sementes de açaí trituradas quando associados ao uso de sementes sem o tegumento aumentam a porcentagem e reduzem o tempo médio de germinação em sementes de Garcinia acuminata.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic28.pdf207,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace