Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994473
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TAVARES, R. F. de M.
NASCIMENTO, W. M. O. do
MALCHER, D. J. da P.
MENDES, N. V. B.
Informaçães Adicionais: Rozane Franci de Moraes Tavares, BOLSISTA PIBIC; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; Deyse Jacqueline da Paixão Malcher, ESTAGIÁRIA CPATU; Nouglas Veloso Barbosa Mendes, ESTAGIÁRIO CPATU.
Título: Produção de mudas de murucizeiro (Byrsonima crassifolia (L.) H.B.K) com diferentes concentrações de nutrientes.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cama de aviário
Massa verde
Muruci.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi verificar o crescimento de mudas de Byrsonima crassifólia utilizando diferentes concentrações de adubo orgânico e químico. Para a produção de mudas foram utilizadas plântulas de murucizeiro do clone Açu. Os recipientes foram preenchidos com os seguintes substratos: solo (testemunha), solo + 20% de cama de aviário (CA), solo + 30 % de cama de aviário (CA), solo + adição de seis gramas NPK e solo + adição de três gramas NPK na formulação (18.18.18). Foram realizadas as seguintes avaliações: diâmetro do coleto, altura da mudas e número de folhas, mensurados aos 60, 90 e 180 dias. O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de dez mudas por parcela e cinco tratamentos. Com os resultados obtidos verificou-se que as mudas de murucizeiro apresentaram bom desenvolvimento vegetativo, principalmente nos substratos com solo + adição de 30% de cama de aviário, no solo + três e seis gramas de NPK. Em relação à massa verde e seca das mudas de murucizeiro, o substrato com adição de 30% CA foi o que se destacou. Para a produção de mudas de murucizeiro no prazo de seis meses pode-se utilizar, tanto o substrato com solo + adição de 30% de cama de aviário, quanto solo + adição de três ou seis gramas de NPK.
Thesagro: Espécie Nativa
Nutriente.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic29.pdf186,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace