Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994480
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: AMARAL, V. P. do
MORAES, J. R. da S. C. de
COSTA, J. F.
SANTIAGO, A. V.
Informaçães Adicionais: Victor Proença do Amaral, GRADUANDO UFRA; JOSÉ REINALDO DA SILVA CABRAL DE MORAES, GRADUANDO UFRA; José Farias Costa, GRADUANDO UFRA; ALAILSON VENCESLAU SANTIAGO, CPATU.
Título: Estimativa de suscetibilidade à desertificação por meio dos índices de aridez aplicados no município de Petrolina-PE.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Índices climáticos
Semiárido.
Conteúdo: Os índices de aridez são de relevante utilização nos estudos não só de áreas secas como também mais especificamente nos estudos da desertificação. O presente trabalho tem como objetivo calcular os índices de aridez para o município de Petrolina-PE. Utilizou se dados de temperatura, precipitação e umidade relativa, cedidos pelo INMET, para período entre 2000 e 2013. Foram utilizados os índices propostas por Martonne (MIA), Lang (LRI) e Meyer (IM), onde posteriormente os índices calculados foram classificados de acordo com cada modelo. Os resultados obtidos mostraram que o MIA classificou a maior parte dos índices nas classes árido e semiárido, entretanto o LRI e IM classificaram todos os índices na categoria árido. Os anos de 2012 e 2013 obtiveram para todos os índices avaliados os menores valores, entretanto 2009 e 2004 apresentaram os maiores valores. Os resultados obtidos no presente trabalho puderam concluir que índice de Martonne representou melhor a condição climática da área de estudo devido a forma de classificar os índices
Thesagro: Desertificação.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic30.pdf149,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace