Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994562
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: COSTA, R. R. da S.
GURGEL, F. de L.
NASCIMENTO, W. M. O. do
CARVALHO, J. E. U. de
Informaçães Adicionais: Rafael Rodrigo da Silva Costa, BOLSISTA FAPESPA; FABIO DE LIMA GURGEL, CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; JOSE EDMAR URANO DE CARVALHO, CPATU.
Título: Estudos preliminares para a seleção de clones de murucizeiro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Muruci
Byrsonima crassifolia (L.) HBK
Caracteres de produção
Desenvolvimento vegetativo
Conteúdo: O cultivo do murucizeiro (Byrsonima crassifolia) representa oportunidade para diversificação nos arranjos produtivos locais (APL) do estado do Pará, ampliando a oferta de produtos agroindustriais da região Norte. Esta espécie despertou o interesse da agroindústria regional e vem sendo cultivada em escala bem pequena. Contudo, ainda não possui genótipos adaptados que possam ser recomendados aos produtores interessados na expansão de seus cultivos. Em virtude disso, este trabalho objetivou a caracterização e diferenciação de clones de muricizeiro quanto aos aspectos morfológicos e produtividade inicial em três localidades no estado do Pará (Belém, Igarapé-Açu e Tomé-Açu). Foram avaliados os seguintes caracteres morfológicos: altura de planta, diâmetro do caule e volume de copa, e no período de safra os caracteres produtivos número de frutos por racemo e peso médio de um fruto. Observou-se grande variabilidade genética entre os clones de murucizeiro para os caracteres estudados. Também houve variação no desempenho dos clones em função do ambiente de cultivo, com destaque para o clone Açu nos caracteres produtivos.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic40.pdf239,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace