Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994577
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: TEIXEIRA, A. T. de M.
RUSCHEL, A. R.
SOARES, M. H. M.
BARBOSA, L. M.
Informaçães Adicionais: Ana Tereza de Melo Teixeira, CESUPA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; MARCIO HOFMANN MOTA SOARES, CPATU; Larissa Martins Barbosa, UFRA.
Título: Recuperação da mata ciliar do Igarapé Tendal afluente do Rio Marapanim no assentamento rural da granja Marathon, São Francisco-PA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Florestal
Rio Tendal
São Francisco.
Conteúdo: As matas ciliares são tipos de formações florestais ocorrentes às margens dos cursos de água, sendo estas, uma tipologia florestal que vem sendo suprimida por muitos proprietários de áreas rurais. Essas florestas, atuam na contenção de enxurradas, na infiltração do escoamento superficial, na absorção do excesso de nutrientes, na retenção de sedimentos e agrotóxicos, colaboram na proteção da rede de drenagem e ajudam a reduzir o assoreamento da calha do rio, favorecendo o aumento da capacidade de vazão durante a seca. Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da vegetação plantada em torno do Rio Tendal, no município de São Francisco do Pará, visando à recuperação da mata ciliar. A presente proposta insere-se no contexto do projeto AgroHidro da Embrapa Amazônia Oriental, Belém-PA, implantado no Estado do Pará em maio de 2011.
Thesagro: Mata Ciliar.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic45.pdf158,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace