Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994579
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PAULINO, G. S.
RAMOS, H. M. N.
RODRIGUES, S. J. S. de C.
VASCONCELOS, S. S.
Informaçães Adicionais: Greiziany Soares Paulino, BOLSISTA PIBIC; Helen Monique Nascimento Ramos, DOUTORANDA UFRA; Saime Joaquina Souza de Carvalho Rodrigues; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU.
Título: Estoque de carbono na serapilheira de cultivos de palma de óleo em sistemas agroflorestais na Amazônia Oriental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Dendezeiro
Floresta sucessional.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar o estoque de carbono na serapilheira em cultivo de palma de óleo em sistemas agroflorestais. O estudo foi realizado no município de Tomé-Açu (PA), em área de agricultor familiar. Dois sistemas de cultivo de palma de óleo foram avaliados, sendo um mais diversificado (Biodiverso) e outro menos (Adubadeiras); estes sistemas foram comparados com uma área de referência representada por uma floresta secundária de aproximadamente 16 anos de idade. As amostras foram coletadas usando-se uma grade metálica cortante com área interna de 0,25 m² em 10 pontos em cada parcela, representados por área de influencia do dendê (D), na entre linhas do dendê ou carreador (C), no enleiramento de resíduos da cultura (E), nas linhas e entrelinhas das outras espécies do SAF (S). As amostras foram processadas e separadas nas seguintes frações: folhas, lenhoso &#8805; 2 mm, lenhoso < 2 mm, miscelânea. Comparando os sistemas o estoque de carbono foi máximo na fração folha com maior média total (1,8625 Mg C ha-1) para floresta sucessional; as frações lenhosa &#8805; 2 mm e miscelânea foram as que apresentaram maior estoque de carbono nos três tratamentos
Thesagro: Agricultura Familiar.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic46.pdf175,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace