Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994587
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ROCHA, J. B.
AZEVEDO, C. M. B. C. de
NASCIMENTO, M. de N. C. F.
Informaçães Adicionais: Jefté Brito Rocha, BOLSISTA PIBIC/FAPESPA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; Mônica de Nazaré C. F. Nascimento, UFRA.
Título: Análise de viabilidade econômica de sistemas agroflorestais em produtores familiares no município de Marapanim, PA.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Espécies florestais
Rentabilidade econômica.
Conteúdo: Na Amazônia, a busca por uma agricultura sustentável, fundamentada em tecnologias não agressivas ao meio ambiente, tem apontado o desenvolvimento dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) como uma alternativa viável pela combinação de árvores, culturas e animais em um conceito de imitação dos ecossistemas naturais. O objetivo do trabalho foi avaliar a viabilidade econômica de SAFs implantados em área de agricultores familiares no município de Marapanim, Pará. As informações socioeconômicas dos produtores e dos sistemas foram levantadas através de questionário de perguntas abertas e fechadas. A análise da viabilidade econômica foi determinada pelos indicadores econômicos: Taxa interna de retorno (TIR), Valor presente líquido (VPL), ?Payback? atualizado e Relação benefício/custo (B/C). A taxa anual de juros utilizada foi de 4%. A viabilidade dos SAFs foi analisada para a situação de 10 anos e na estimativa futura de 20 anos após sua implantação. Todos os SAFs apresentam VPL positivo, relação B/C maiores que 1 (um) e TIR maiores que a taxa utilizada como base (4%), indicando a viabilidade dos SAFs. O ?Payback? ficou na média de 8 anos, expondo que o retorno de fato dos custos poderão vir dentro desse período.
Thesagro: Agricultura Familiar.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic47.pdf139,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace