Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994591
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BARBOSA, L. M.
RUSCHEL, A. R.
TEIXEIRA, A. T. de M.
SOARES, M. H. M.
Informaçães Adicionais: Larissa Martins Barbosa, UFRA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; Ana Tereza de Melo Teixeira, CESUPA; MARCIO HOFMANN MOTA SOARES, CPATU.
Título: Diversidade de espécies e sua abundância em uma floresta de várzea no sítio experimental da Embrapa Amazônia Oriental (APEG).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Apeg
Hidromórfico
Rio Guamá
Floresta de várzea.
Conteúdo: Florestas de várzea são formações florestais sujeitas a inundações periódicas associadas aos rios com um número reduzido de espécies quando comparadas às florestas de terra firme. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a diversidades de espécies e a sua abundância em floresta de várzea. A área de estudo está localizada na reserva florestal da Embrapa Amazônia Oriental, sítio denominado APEG ? Área de Pesquisa Ecológica do Guamá. Nesse sítio experimental foram instaladas 10 parcelas permanentes de 0,5ha (50m x 100m). Foram realizadas análises a partir de planilhas geradas pelo programa Manejo de Florestas Tropicais e Microsoft Excel. Os resultados do monitoramento nesse sítio experimental revelam que as espécies com DAP < 30 cm acumularam 84,5% da abundância, enquanto que nas classes diamétricas > 30 cm de DAP acumularam 16,5%. Do universo amostral de 216 espécies detectadas foram selecionadas as espécies que apresentaram abundância florestal superior a 10 indivíduos por hectare. A distribuição espacial mostrou a existência de uma alta diversidade de espécies florestais, muito próxima das observada em tipologias florestais de terra-firme.
Thesagro: Palmae.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic49.pdf206,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace