Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994624
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: JESUS, P. M. M. de
BARROS, K. K. da S.
MARTORANO, L. G.
BUDEL, J. C. de C.
Informaçães Adicionais: Pamella Mayara Modesto de Jesus, ESTAGIÁRIA CPATU; Karen Kueture da Silva Barros, ESTAGIÁRIA CPATU; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Juliana Cristina de Castro Budel, UFPA.
Título: Coprodutos da agroindústria da palma de óleo para suplementação nutricional de ruminantes.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Enchimento ruminal
Suplementação a pasto
Torta de amêndoa de dendê
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi quantificar o conteúdo ruminal em função do tempo de esvaziamento e da suplementação nutricional. O experimento foi conduzido na Unidade de Pesquisa Animal Senador Álvaro Adolpho, Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará. Foram utilizados quatro bubalinos fistulados no rúmen mantidos em sistema silvipastoril com pastagem de capim Panicum maximum Jacq cv Mombaça. Os tratamentos experimentais foram à suplementação com dois quilogramas de torta de amêndoa de dendê comparado à dieta controle sem suplementação. As frações sólidas, líquidas e o espaço vazio do rúmen foram quantificados. Os resultados evidenciaram que a variação dos espaços vazios durante o período analisado apresentou efeito linear nos dois tratamentos, influenciado pelo jejum dos animais após o tempo zero de esvaziamento. As porções sólidas e líquidas não apresentaram variações que expressasse tendência em função do tempo de esvaziamento. A conclusão foi que o jejum estabelecido após o tempo zero de esvaziamento influenciou a porção vazia do rúmen, mas não alterou as demais porções do rúmen.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic54.pdf161,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace