Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994643
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CAMPELO, M. F.
LEMOS, O. F. de
POLTRONIERI, M. C.
MENEZES, I. C. de
Informaçães Adicionais: Meiciane Ferreira Campelo, MESTRANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU; ILMARINA CAMPOS DE MENEZES, CPATU.
Título: Combinações de citocininas na proliferação in vitro de brotos de híbridos de Piper nigrum L.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pimenta-do-reino.
Conteúdo: A pimenteira-do-reino (Piper nigrum) é propagada principalmente por estaquia que, além de ser pouco eficiente, pode possibilitar a disseminação de doença como a fusariose. Dessa forma, testes para verificar a eficiência da micropropagação in vitro são pertinentes. Neste trabalho testou-se dois híbridos intraespecíficos de pimenteira-do-reino com o uso de diferentes combinações dos reguladores de crescimento BAP (0,0 ou 0,5 mg.L-1) e TDZ (0,0; 0,25; 0,50; 1,0; 2,0; ou 4,0 μM) adicionados ao meio de cultura de Murashige Skoog (MS) acrescido de sacarose 3% e phytagel a 0,2% e pH ajustado para 5,8. Ápices caulinares foram inoculados em tubos de ensaio contendo 20 mL do meio de cultura e mantidos em sala de crescimento em condições controladas de cultivo. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 11 utilizando-se 5 repetições. A proliferação de brotos foi avaliada após seis semanas de cultivo in vitro. Melhores resultados na micropropagação foram observados nos meios contendo BAP e/ou com baixa concentração de TDZ. A utilização da citocinina BAP na concentração de 0,5 mg.L-1 sem ou com a adição de 0,25μM de TDZ proporcionam resultados satisfatórios para a proliferação de brotos de pimenteira-do-reino, e há genótipo-especificidade para os híbridos intraespecíficos, indicando a necessidade de serem desenvolvidos protocolos regenerativos específicos para cada genótipo dessa espécie
Thesagro: Micropropagação
Regulador de Crescimento.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic58.pdf147,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace