Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994695
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MEDEIROS, A. P. R.
LAMEIRA, O. A.
ASSIS, R. M. A. de
PORTAL, R. K. V. P.
Informaçães Adicionais: Ana Paula Ribeiro Medeiros, MESTRANDA UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Raphael Marlon Alves de Assis, BOLSISTA; Ruanny Karen Vidal Pantoja Portal, BOLSISTA.
Título: Fenologia de Carapa guianensis Aubl. (Meliaceae) no município de Belém, Pará.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Precipitação pluviométrica.
Conteúdo: O estudo fenológico de uma determinada espécie é fundamental para a compreensão de seu comportamento ecológico reprodutivo para que se possa definir estratégias sustentáveis de uso. Diante do potencial para expansão e utilização da andiroba como produto florestal não madeireiro realizou-se o presente trabalho objetivando avaliar as épocas de ocorrência das fenofases (floração e frutificação) da espécie Carapa guianensis cultivada na coleção do horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. As observações fenológicos de Carapa guianensis foram registrados diariamente no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012, registrando-se a presença ou ausência dos eventos de floração e frutificação em fichas de campo e tabulados em planilhas do Excel. A floração da andiroba mostrou-se contínua no período avaliado, sendo registradas nos meses de agosto e novembro, as maiores médias com 20 e 18 dias, respectivamente. A frutificação de Carapa guianeses apresentou variação na frequência do período de avaliação, não ocorrendo em todos os meses do ano. As maiores médias foram identificadas nos meses de agosto (12 dias) e novembro (11 dias).
Thesagro: Andiroba
Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic64.pdf160,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace