Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994699
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANDRADE, C. R. S.
LAMEIRA, O. A.
TRINDADE, M. J. de S.
Informaçães Adicionais: Carlos Renato Silva Andrade, DOUTORADO UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Maria José de Sousa Trindade, DOUTORADO UFRA.
Título: Padrão de venação de Ananas comosus var. erectifolius (L.B. Smith) Coppens & F. LEAL
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Descritores morfológicos
Morfologia
Plantas medicinais.
Conteúdo: Ananas comosus var. erectifolius (L.B. Smith) Coppens & F. Leal apesar de seu valor farmacológico e sócio-econômico é cada vez menos frequente no seu habitat. O trabalho em foco consiste no estudo de diafanização da espécie em questão a qual foi coletada no banco de germoplasma do Horto de Plantas Medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. Para realização da diafanização as folhas adultas foram seccionados nas regiões basais, mediana e ápice e em seguida fixadas em solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 20 %. Em seguida, as folhas adultas inteiras foram montadas em resina sintética entre lâminas de vidros e o restante do material seccionado foi também montado em resina sintética, entre lâmina e lamínula. A espécie citada apresenta-se como levógira, a rede de nervuras é densa, não apresentado nenhum tipo de ramificação, caracterizando o padrão de venação em paralelodroma. A descrição morfológica facilitará a identificação de espécies pertencentes ao mesmo gênero.
Thesagro: Curaua.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic65.pdf135,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace