Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994706
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PIRES, H. C. G.
LAMEIRA, O. A.
CARVALHO, A. C. M.
CORREIA, R. G.
Informaçães Adicionais: Helaine Cristine Gonçalves Pires, DOUTORANDA UFAM; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Ana Cristina Magalhães Carvalho, DOUTORANDA UFAM; Ruy Guilherme Correia, DOUTORANDO UFRA.
Título: Padrão fenológico de Tagetes minuta L. (Asteraceae).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cravo-de-defunto.
Conteúdo: A espécie Tagetes minuta L. pertence à família Asteraceae e popularmente, é conhecida como cravo-de-defunto, que apresenta grande potencial químico e biológico. Considerando que a fenologia fornece informações sobre o melhor período para coleta de frutos e folhas, este trabalho objetivou caracterizar os aspectos da fenologia de T. minuta, cultivada no horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. O monitoramento fenológico foi realizado diariamente, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012, observando a presença ou ausência da fenofase (floração e frutificação). A fenofase ocorreu em todos os meses do ano, sendo que a maior média do período de avaliação foi registrado no mês de julho com 19 dias. Em junho e agosto foram os meses de menor ocorrência da fenofase com 7 dias. A frutificação somente ocorreu nos meses de janeiro, março a junho e no mês de agosto, sendo registrado o maior número médio de dias de frutificação no mês de agosto com 6 dias e menor, 1 dia, nos meses de janeiro e maio. Nos demais meses a espécie não produziu frutos. O padrão de floração é o sub-anual com mais de uma ocorrência de cada evento por ano, enquanto o padrão para frutificação é anual, com meses em que não ocorre esta fenofase. Há indicação para coleta de material vegetal visando o uso e análise fitoquímica na ausência das fenofases.
Thesagro: Fenologia
Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic67.pdf163,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace