Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994725
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CORREIA, R. G.
LAMEIRA, O. A.
PIRES, H. C. G.
CARVALHO, A. C. M.
Informaçães Adicionais: Ruy Guilherme Correia, DOUTORANDO UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Helaine Cristine Gonçalves Pires, DOUTORANDA UFAM; Ana Cristina Magalhães Carvalho, DOUTORANDA UFAM.
Título: Avaliação fenológica da espécie Coronopus didymus (L.) Smith.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mastruz
Plantas medicinais.
Conteúdo: Entre as plantas que possuem efeito medicinal comprovado na flora Amazônica temos Coronopus didymus, conhecida popularmente como mastrunço ou mastruz, pertencente à família Brassicaceae (Cruciferae). Um dos passos iniciais mais importantes para o conhecimento e utilização das espécies vegetais é o estudo da sua biologia, em particular o da fenologia. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar as características fenológicas, período de floração e frutificação da espécie C. didymus cultivada na coleção do horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. Diariamente foram coletados no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013, dados de floração e frutificação e registrados em fichas de campo e tabulados em planilhas do Excel. Posteriormente, foram construídos gráficos para a espécie em cada fenofase. Ocorreu floração durante todos os meses do ano, exceto nos meses de junho, julho e dezembro, sendo registrada nos meses de março, maio e outubro a maior e menor média para floração, respectivamente, 7 e 2 dias. A frutificação ocorreu somente nos meses de fevereiro, março, maio e junho sendo registrada as maiores médias nos meses de março e maio com 7 dias, e a menor com 5 dias para o mês de fevereiro. A espécie C. didymus apresenta um período de floração e frutificação, respectivamente, de 9 e 4 meses.
Thesagro: Frutificação.
Floração
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic73.pdf172,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace