Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994730
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, Y. H. T. de M.
LAMEIRA, O. A.
ROCHA, T. T.
MEDEIROS, A. P. R.
Additional Information: Yngrid Henrique Tavares de Melo Rodrigues, DOUTORANDA UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Taina Teixeira Rocha, DOUTORANDA UFRA; Ana Paula Ribeiro Medeiros, MESTRANDA UFRA.
Title: Avaliação fenológica de Portulaca pilosa L. (Portulacaceae).
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Amor-crescido.
Description: A espécie Portulaca pilosa L. pertence á família Portulacaceae. No Brasil, P. pilosa é chamado Amor-crescido, Alecrim-de-são-josé, Beldroega. As folhas desta planta são usadas na medicina popular, principalmente pelo seu efeito diurético e analgésico. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o período de floração e frutificação da referida espécie no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013. Os dados foram coletados em planilhas de campo diariamente, no horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. Os resultados demonstraram que a floração ocorreu durante todos os meses do ano, exceto no mês de julho. As maiores frequências de dias de floração foi registrada no mês de novembro com 20 dias e a menor no mês de maio com 3 dias. Quanto á frutificação não houve ocorrência. O período mais indicado para coletar material vegetal de P. pilosa é no mês de julho. É necessário um maior tempo de registro da espécie em estudo para avaliar o período mais indicado de se coletar sementes.
Thesagro: Fenologia
Floração.
Data Created: 2014-09-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic75.pdf173,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace