Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994733
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, Y. H. T. de M.
LAMEIRA, O. A.
ROCHA, T. T.
MEDEIROS, A. P. R.
Informaçães Adicionais: Yngrid Henrique Tavares de Melo Rodrigues, DOUTORANDA UFRA; OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU; Taina Teixeira Rocha, DOUTORANDA UFRA; Ana Paula Ribeiro Medeiros, MESTRANDA UFRA.
Título: Fenologia de Solidago microglossa DC. (Asteraceae).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Na medicina popular brasileira, a espécie Solidago microglossa DC. tem sido utilizada como diurético,analgésico, anti-inflamatório, no tratamento de queimaduras, doenças reumáticas, por isso apresenta importância econômica, devido sua aplicabilidade medicinal e farmacológica. O conhecimento da floração e frutificação possibilita determinar estratégias de coleta de sementes, além de auxiliar no período de coleta de folhas e disponibilidade de frutos, o que pode influenciar a qualidade e quantidade da dispersão das sementes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o período de floração e frutificação da referida espécie no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2013. Os dados foram coletados em planilhas de campo diariamente, no horto de plantas medicinais da Embrapa Amazônia Oriental. A floração ocorreu durantes os doze meses do ano, sendo registrado no mês de novembro o maior número de frequência com 20 dias e o menor no mês de agosto com 3 dias. Quanto a frutificação somente foi observada nos meses de fevereiro e março e de agosto a outubro, com o maior número de frequência em agosto com 13 dias e o menor em fevereiro com 6 dias.
Thesagro: Floração
Frutificação
Planta Medicinal.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic76.pdf152,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace