Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994740
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LEITE, D. R. R.
LEMOS, O. F. de
CAMPELO, M. F.
MORAES, F. K. C.
Informaçães Adicionais: Dávia Rosane Rodrigues Leite, MESTRANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; Meiciane Ferreira Campelo, MESTRANDA UFRA; Fabricia Kelly Cabral Moraes, DOUTORANDA UFRA.
Título: Balanço auxina/citocinina para multiplicação in vitro de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pimenta-do-reino
Cinetina
Cultivar balankota.
Conteúdo: As técnicas de cultura de tecidos têm sido empregadas de diferentes formas no desenvolvimento de cultivares superiores de plantas, podendo oferecer novas alternativas aos programas de melhoramento em suas diferentes fases. O trabalho consiste na micropropagação da cultivar de pimenteira-do-reino Balankota, cujos explantes utilizados foram gemas apicais e axilares inoculadas em meio de cultura Murashige & Skoog (MS), com 3% de sacarose, vitaminas MS, suplementados com diferentes combinações de auxina (AIA) e citocininas (cinetina e BAP) e solidificado com 0,2% de Phytagel. Os explantes foram mantidos em condições controladas de cultivo por 6 semanas. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado e os resultados foram analisados pela ANOVA com teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. As avaliações foram quanto ao número de gemas e brotos por explante e grau de oxidação. Concentrações inferiores de cinetina emitiram maiores números de gemas, e todas as combinações apresentaram elevado grau de oxidação e média semelhantes para número de brotos. O balanço Cinetina/AIA promove a diferenciação de novas gemas com destaque para 0,5μM de cinetina e 0,2μM de AIA. Independente do balanço ocorre elevado grau de oxidação dos explantes.
Thesagro: Ácido Indolacético.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic79.pdf151,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace