Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994745
Título: Substratos para enraizamento ex situ de cultivares de pimenteira-do-reino.
Autoria: SANTOS, L. R. R. dos
LEMOS, O. F. de
CASTRO, G. L. S. de
RAMOS, G. K. de S.
Afiliação: Lana Roberta Reis dos Santos, DOUTORANDA UFRA; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; Gledson Luiz Salgado de Castro, MESTRANDO UFRA; Gleyce Kelly de Sousa Ramos, BOLSISTA PIBIC.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Conteúdo: A estaquia é o método mais praticado de propagação da pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.), porém o processo de enraizamento é influenciado pelo genótipo e tipo de substrato utilizado. Portanto, objetivou-se avaliar o enraizamento de estacas de cultivares de pimenteira-do-reino em três diferentes substratos. O estudo foi realizado em casa de vegetação na Embrapa Amazônia Oriental, em delineamento inteiramente casualizado obedecendo um fatorial 3 x 6, considerando três tipos de substrato (vermiculita, areia lavada e casca de arroz carbonizada) e seis cultivares de pimenteira-doreino, totalizando 18 tratamentos com 4 repetições cada. As variáveis analisadas foram quanto à percentagem de enraizamento, e número, comprimento e diâmetro das raízes, cujos dados obtidos foram submetidos à análise de variância e teste de comparação de médias. Os resultados mostraram a obtenção de 60% a 100% de enraizamento das cultivares nos diferentes substratos. O maior número médio de raízes foi produzido pela cultivar Kuthiravally em vermiculita. A cultivar Kottanadan destacou-se por apresentar média de comprimento das raízes de 11,09 ao ser submetida ao enraizamento em areia lavada. As raízes mais finas foram proporcionadas em substrato de casca de arroz carbonizada para todas as cultivares avaliadas. Os substratos vermiculita, areia lavada e casca de arroz carbonizada promovem o enraizamento de cultivares de pimenteira-do-reino.
Palavras-chave: Pimenta-do-reino
Estaquia
Piper nigrum L
Propagação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic82.pdf235,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace