Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994935
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 15-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: REIS, L. P
RUSCHEL, A. R.
SILVA, J. N. M.
REIS, P. C. M. dos
CARVALHO, J. O. P. de
SOARES, M. H. M.
Informaçães Adicionais: Leonardo Pequeno Reis, UFV; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU; José Natalino Macedo Silva, UFRA; Pamella Carolline Marques dos Reis, UFV; João Olegário Pereira de Carvalho, UFRA; MARCIO HOFMANN MOTA SOARES, CPATU.
Título: Dinâmica da distribuição diamétrica de algumas espécies de Sapotaceae após exploração florestal na Amazônia Oriental.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Revista de Ciências Agrárias, v. 57, n. 3, p. 234-243, jul./set. 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo florestal
Exploração de impacto reduzido.
Conteúdo: A avaliação da distribuição diamétrica ao longo do tempo é uma ferramenta útil nas decisões silviculturais no manejo florestal, que pode possibilitar a sustentabilidade desta atividade. Avaliou-se o efeito da exploração de impacto reduzido na distribuição diamétrica de espécies de Sapotaceae em floresta de terra firme no município de Moju, Pará. O experimento foi conduzido em uma área de 200 ha explorada seletivamente em 1997, com intensidade de 23 m3 ha?1. Na área, foram estabelecidas 22 parcelas permanentes de 0,5 ha, nas quais, em 1995, 1998 e 2010, foram medidas todas as árvores com DAP ≥ 10 cm. As espécies estudadas apresentaram pequenas variações na distribuição diamétrica, causadas principalmente pela exploração florestal, que foram mais intensivas para as árvores com DAP de 70 a 90 cm. Espécies não exploradas apresentaram acréscimo da densidade após a exploração florestal, principalmente nas classes de diâmetros menores. Já as espécies exploradas apresentaram redução na densidade em várias classes de diâmetro, principalmente Manilkara huberi (Ducke) A. Chev. O manejo florestal deve considerar a distribuição diamétrica por espécie no planejamento da colheita, com intensidades que não sejam maiores do que a capacidade de recuperação da densidade nas classes de diâmetro.
NAL Thesaurus: Manilkara.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
140165461PB.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace