Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995149
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ZANQUETA, N. Y. M.
TOSTO, S. G.
COELHO, G. C.
OSHIRO, O. T.
TOLEDO, J. DA S.
Additional Information: NATHAN YURI MACHADO ZANQUETA, BOLSISTA CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; GUILHERME CANTANTI COELHO, BOLSISTA CNPM; OSVALDO TADATOMO OSHIRO, CNPM; JULIA DA SILVA TOLEDO, BOLSISTA CNPM.
Title: Espacialização da pecuária de corte sul-mato-grossense.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8., 2014, Campinas. Anais... Campinas: IAC, 2014. 2 p.
Language: pt_BR
Keywords: Mesorregiões do Estado de Mato Grosso do Sul
Taxa geométrica de crescimento
Projeção da pecuária
Description: A economia do Estado de Mato Grosso do Sul baseia-se principalmente na agricultura e pecuária, e o estado é subdivido em quatro mesorregiões: Centro-Norte, Pantanal, Sudoeste e Leste. Para espacializar a produção da pecuária bovina sul-mato-grossense, foram usados dados censitários e geocódigos municipais do IBGE e procedimentos do sistema de informação geográfica (SIG). As mesorregiões Leste e Sudoeste comportam o maior número de cabeças, da ordem de seis milhões. A mesorregião do Pantanal possui imensas áreas alagadas e favorece a exploração extensiva, e a mesorregião Centro-Norte, localizada mais próxima aos grandes mercados consumidores, têm cerca de quatro milhões de cabeças. A taxa geométrica de crescimento (TGC) do rebanho bovino de 2006 a 2011 apresenta padrão irregular, com variação de -6,86 a +7,31, -5,60 a +13,33, -2,65 a +6,65 e -5,15 a +2,45 para as regiões Pantanal, Centro-Norte, Sudoeste e Leste, respectivamente. Em termos nacionais, as projeções da TGC (2007 a 2023) para consumo e exportação são da ordem de 30% e 22,4%, respectivamente, enquanto a TGC para produção nesse mesmo período é da ordem de 18,4%. Esses números representam menos oferta interna e potencial aquecimento dos preços domésticos, contribuindo, assim, para um possível aumento da taxa de inflação no período analisado.
Data Created: 2014-09-17
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4034.pdf86,82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace