Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/995954
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SAMPAIO, Y. de S. B.
BARROS, E. de S.
LIMA, J. R. F. de
Additional Information: YONY DE SÁ BARRETO SAMPAIO, UFPE; EMANOEL DE SOUZA SARROS, UFPE; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA.
Title: Eficiência na produção e na venda de mangas no polo Petrolina-Juazeiro: o que os índices de eficiência representam?
Publisher: In: ENCONTRO DE ECONOMIA BAIANA, 10., 2014, Salvador. Planejamento e estratégias de desenvolvimento: anais. Salvador: UFBA: SEI, 2014.
Pages: P. 329-348.
Language: pt_BR
Keywords: DEA-V
Tobit
Mango.
Description: o presente artigo visa analisar os diferenciais de eficiência em produção e em renda entre os produtores de manga do Polo Petrolina-Juazeiro e procura identificar se existe viés de eficiência nesses escores. Caso o preço fosse constante as duas estimações seriam semelhantes, mas o preço obtido pela produção pode variar com a qualidade da manga, com a forma de negociação e com o momento da venda. Assim, foram consideradas duas estimações DEA-V,uma para a quantidade produzida e a outra para o valor da produção. As variáveis independentes utilizadas em ambas as estimações foram área plantada, mão-de-obra, capital e insumos. Em seguida foi calculado modelo Tobit tomando a eficiência como variável dependente. Como resultados, verificou-se que características como volume de produção e utilização de venda por contrato tendem a elevar os níveis de eficiência em produção, enquanto que a área plantada tende a reduzi-la. Somente o volume de produção tende a aumentar a eficiência em renda (área plantada tende a reduzi-la). A análise destacou que há diferença no calculo caso se tome a produção ou o valor mas há necessidade de estudos adicionais para explicar adequadamente esta diferença e orientar os produtores a uma receita mais elevada.
Thesagro: Manga
Economia
Mangifera Indica
Mercado
Produção
Preço
Produtor.
Data Created: 2014-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoRicardo.pdf12,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace