Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/996522
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 3-Out-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ANJOS, D. R. dos
SILVA, A. do S. L. da
SILVA, D. D. G. da
PALHA, M. das D. C.
GOMES, G. Q.
SANTOS, S. da S.
ARAUJO, J. da C.
GUIMARÃES, C. D. de O.
Informaçães Adicionais: DIANA ROCHA DOS ANJOS, Estudante do Curso de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia; Bolsista do Projeto Bio-Fauna/ISARH; e-mail: diana_orixi@hotmail.com; JAMILE DA COSTA ARAUJO, CPAF-AP.
Título: Preferência alimentar de filhotes e jovens de Kinosternon scorpioides em cativeiro.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 24., 2014, Vitória. A Zootecnia fazendo o Brasil crescer. Vitória: UFES, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Aceitação
Quelonicultura
Acceptance.
Conteúdo: O muçuã (Kinosternon scorpioides), quelônio semi-aquático de água doce encontrado na Amazônia brasileira, possui hábito alimentar onívoro. Visto a carência de pesquisas, este estudo possui o objetivo de avaliar a preferência alimentar entre filhotes e jovens da espécie por dieta de origem animal e vegetal. O experimento foi conduzido no Projeto Bio-Fauna/ISARH/UFRA, sediado em Belém, Pará. Foram utilizados 28 animais da espécie K. scorpioides divididos em 2 grupos: jovens e filhotes, e a estes foram oferecidos alimentos de origem animal (carne bovina, frango e peixe) e origem vegetal: hortaliças (jerimum, cenoura, beterraba e batata doce) e frutas (banana, mamão e manga). Observou-se que existe diferença significativa na preferência alimentar por alimentos de origem animal por parte dos filhotes e dos jovens. Neste estudo foi observada uma variação considerável da preferência por alimentos de origem animal e vegetal, considerando a porcentagem dos alimentos consumidos nas diferentes faixas etárias. Observamos que há um aumento significativo no consumo de vegetais em função da idade dos indivíduos, quando comparamos o grupo de filhotes com os jovens. Dentre os itens testados, os de maior aceitação foram os alimentos de origem animal que apresentaram maior consumo independente da faixa etária dos animais. As diferenças dos valores absolutos e percentuais dos diferentes alimentos de origem vegetal pelos grupos foram significativas, demonstrando um aumento no consumo de alimentos de origem vegetal ao longo do desenvolvimento.
Thesagro: Animal selvagem
NAL Thesaurus: wild animals.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAFAP2014PreferenciaalimentarfilhotesjovensKinosternon.pdf174,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace