Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999196
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, J. E. dos
SA, F. P. de
RAMOS, S. R. R.
RIBEIRO, F. E.
LEDO, A. da S.
Informaçães Adicionais: SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CPATC; FRANCISCO ELIAS RIBEIRO, CPATC; ANA DA SILVA LEDO, CPATC.
Título: Efeito de soluções crioprotetoras na umidade de embriões de coqueiros Gigante do Brasil Praia do Forte (GBrPF) e Anão Verde do Brasil de Jiqui (AVeJBr).
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFI CA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 4., 2014, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Coqueiro
Umidade
Embrião
Banco de germoplasma
Conteúdo: A manutenção de bancos de germoplasma de coqueiro no campo tem sido a estratégia mais utilizada para a conservação de recursos genéticos. O valor e o papel dos métodos convencionais sempre terão grande importância na conservação de recursos genéticos, entretanto os elevados custos de manutenção e riscos de perda têm reforçado o stabelecimento de métodos complementares como a criopreservação. O objetivo do trabalho foi gerar conhecimento técnico-científi co para aprimorar protocolos de criopreservação de coqueiros gigante do Brasil Praia do Forte e anão verde do Brasil de Jiqui como estratégia complementar de conservação de recursos genéticos de coqueiro. Para os estudos de criopreservação foram utilizados embriões zigóticos oriundos de plantas adultas de acessos de coqueiro anão verde do Brasil de Jiqui (AVeBrJ) e de coqueiro gigante do Brasil da Praia do Forte (GBrPF), provenientes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de coco da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Não houve efeito signifi cativo dos tempos de imersão (24, 48 e 72 horas) na umidade dos embriões AVeBrJ, sendo que o valor médio obtido foi de 13,5% de umidade. Houve efeito altamente signifi cativo das soluções crioprotetoras na umidade dos embriões de coco AVeBrJ. Os embriões imersos na solução 1,75 M de sacarose + 15% glicerol apresentaram menor umidade (12,3%) quando comparado com a solução 3,33 M de glicose + 15% glicerol (14,6% de umidade). Não houve efeito signifi cativo das soluções crioprotetoras na umidade dos embriões do acesso GBrPF. Os embriões imersos na solução C1 (meio Y3 + 3,33 M glicose) apresentaram umidade média de 20,06% e, na solução C2 (meio Y3 + 3,33 M glicose + 15% glicerol) 23,17%. Houve efeito signifi cativo dos tempos de imersão, sendo que 24 horas de imersão proporcionou menor umidade (11,8%) quando comparado com 72 horas (29,1%).
Thesagro: Coco
NAL Thesaurus: Coconut
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
369.pdf120,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace