Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/999490
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 7-Nov-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: NASCIMENTO, T. S. do
SOUZA, S. F. de
MEDEIROS, S. dos S.
Informaçães Adicionais: SAMUEL FIGUEIREDO DE SOUZA, CPATC; SONISE DOS SANTOS MEDEIROS, CPATC.
Título: Estratégias de comunicação para o ambiente rural: abordagem metodológica para transferência de tecnologias em sistema agropecuário sustentável.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 4., 2014, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Comunicação rural.
Conteúdo: O presente trabalho teve por finalidade analisar as formas de comunicação entre técnicos e agricultores familiares utilizadas na construção participativa para instalação das Unidades Demonstrativas em Sistema Agropecuário Sustentável, de maneira que a construção do conhecimento derivou do coletivo e respeitando as decisões e os saberes locais dos agricultores. A experiência demonstrou que a construção coletiva do conhecimento, aliado a uma boa comunicação muita das vezes interpessoal, traz mais benefícios do que apenas levar a informação em seu processo final. Para a análise da proposta metodológica do Sistema Agropecuário Sustentável foram utilizados os relatórios, memórias e demais registros, tais como fotos, vídeos e depoimentos coletados nos diversos momentos de interação oportunizados ao longo do Projeto. Especial atenção foi dada aos momentos das reuniões realizadas com todos os atores mediante metodologias participativas, de forma que evidenciasse a diferença dessa abordagem em relação às abordagens tradicionais para tecnologia. Observou-se assim que os resultados obtidos com a implantação do Sistema Agropecuário Sustentável são relevantes e demonstram que a forma de diálogo utilizada pela Embrapa indica ser positiva produzindo um efeito multiplicador no que se refere às questões tecnológicas, facilitando o entendimento das partes e promovendo uma maior adoção das tecnologias e boas práticas agropecuárias implantadas no Sistema Agropecuário Sustentável.
Thesagro: Agricultura Familiar
Transferência de Tecnologia.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
486.pdf249,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace