Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1003436
Título: Efeito de sistemas produtivos sobre a Infestação de Glena unipennaria em eucalipto.
Autor: PITTA, R. M.
CAMPELO, F. T.
CORASSA, J. de N.
Afiliación: RAFAEL MAJOR PITTA, CPAMT; Fabiane T. Campelo; Janaína de N. Corassa.
Año: 2014
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 25., 2014, Goiânia, GO. Resumos... Goiânia: Embrapa Arroz e Feijão; Universidade Federal de Goiás, 2014.
Páginas: Resumo 0931
Descripción: Avaliou-se o efeito de sistemas produtivos sobre a infestação do desfolhador Glena unipennaria em eucalipto. O experimento foi instalado em 10/2012 em Sinop-MT e consta com os seguintes sistemas produtivos com eucalipto: monocultivo, silvipastoril, silviagrícola e agrossilvipastoril em um delineamento experimental de blocos ao acaso, sendo cada parcela constituída de 2 ha. Nos sistemas integrados, há três ranks com três linhas de eucalipto cada por parcela. O material de eucalipto utilizado no experimento é o híbrido urograndis H13. As avaliações foram realizadas em 02/2014 contabilizando presença de adultos no tronco em 25 plantas aleatórias por parcela. Foi at ribuída a seguinte escala de notas, ausência (1), um indivíduo (2), de 2 a 5 indivíduos (3), de 6 a 10 indivíduos (4), de 11 a 20 indivíduos (5) e acima de 20 indivíduos (6). Além disso, avaliou-se a porcentagem de desfolha em 50 árvores nas bordaduras e o utras 50 árvores no interior das parcelas em monocultivo. Constatou-se que a infestação de adultos em eucalipto solteiro é diferente dos sistemas produtivos em que o eucalipto é cultivado integrado (p<0,001), sendo a nota média de infestação de 4,38 no eucalipto em monocultivo e nos sistemas integrados uma média geral inferior a nota 2. Os resultados da desfolha subsidiam os resultados da infestação por adultos, pois há uma diferença (p>0,001) entre o ataque no interior e nas bordas das parcelas de eucalipto em monocultivo , sendo o ataque maior no interior (média de 50% de desfolha da copa e 3,3% de desfolhas nas árvores localizadas nas bordas das parcelas). Assim demonstrando a dificuldade da praga em se estabelecer nas bordaduras da cultura. Característica essa que pode explicar a baixa infestação de adultos no eucalipto integrado, pois os ranks de eucalipto são compostos de apenas três linhas de plantio cada, atuando de forma similar as bordaduras em um monocultivo.
Palabras clave: Manejo cultural
Ilpf
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
cpamt2014pittaglenaunipennaria.pdf99.33 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace