Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1005473
Title: Caracterização morfo-anatômica de mogno (Swietenia macrophylla King - Meliaceae) para fins de identificação botânica.
Authors: MACIEIRA, A. P.
GOMES, J. I.
SILVEIRA, J. B. da
MARTINS-DA-SILVA, R. C. V.
Affiliation: ACIELMA PEREIRA MACIEIRA, GRADUANDA UFRA
JOAQUIM IVANIR GOMES, APOSENTADO CPATU
JOÃO BARROS DA SILVEIRA, COLABORADOR CPATU
REGINA CELIA VIANA MARTINS DA SILVA, CPATU.
Date Issued: 2014
Citation: In: SEMINÁRIO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRA, 12., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Universidade Federal Rural da Amazônia, 2014.
Description: O objetivo deste trabalho foi aprimorar o processo de identificação do mogno (Swietenia macrophylla King), uma das espécies de grande valor madeireiro e ameaçada de extinção, que geralmente é confundida com outras espécies de Meliaceae, como andiroba (Carapa guianensis Aubl.) e cedro (Cedrela odorata L.). Após análise morfológica e anatômica, a diferenciação de Swietenia macrophylla das outras duas espécies baseou-se no comprimento dos pecíolos, peciólulos e das folhas, número e tamanho dos folíolos, além da forma dos frutos. A madeira é, aparentemente, idêntica à das outras espécies no que se refere às características organolépticas do cerne. Com relação à estrutura anatômica da madeira, Swietenia macrophylla possui estratificação dos raios regular a irregular, diferenciando-se da andiroba e do cedro que não apresentam raios estratificados. O mogno, também, não apresenta odor característico da madeira como o cedro, e não apresenta raios visíveis a olho nu como as outras duas espécies
Thesagro: Botânica
Madeira
Inventário
Mogno
Keywords: Manejo florestal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SP7426.pdf173,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace