Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1006490
Title: Inibição do crescimento micelial e da germinação de esporos de Thielaviopsis paradoxa por Bacillus subtilis e Bacillus pumilus.
Authors: VENTURINI, G.
BRANDI, F.
BETTIOL, W.
Affiliation: GUSTAVO VENTURINI, ESALQ-USP; FABIO BRANDI, FCA-UNESP; WAGNER BETTIOL, CNPMA.
Date Issued: 2014
Citation: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8., 2014, Campinas. Anais... Campinas: Instituto Agronômico, 2014. RE Nº 14405.
Pages: 8 p.
Description: O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos de Bacillus pumilus (QST 2808) e Bacillus subtilis (QST 713) na inibição da germinação de esporos e no crescimento micelial de Thielaviopsis paradoxa, agente causal da podridão abacaxi da cana-de-açúcar. O primeiro teste avaliou a taxa de crescimento micelial do patógeno em placas de Petri, totalizando 15 placas em três tratamentos (inoculação simultânea; 24 horas e 48 horas após o bioagente). Em seguida avaliou o crescimento micelial na presença dos metabólitos produzidos pelos agentes de biocontrole, adicionados ao meio batata-dextrose-ágar, em cinco concentrações (10%; 1%; 0,1%; 0,01%; 0,001%). No teste de germinação avaliou-se o porcentual de germinação dos conídios na presença dos agentes de biocontrole nas concentrações citadas anteriormente. Ambos os agentes de biocontrole apresentaram efeitos antagônicos significativos contra o patógeno, com destaque para B. subtilis.
Thesagro: Antagonismo
Podridão
Cana de açúcar
Doença de planta
Ceratocystis Paradoxa
NAL Thesaurus: Plant diseases and disorders
Plant rots
Biological control
Bacillus subtilis
Bacillus pumilus
Keywords: Agentes de biocontrole
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014AA21.pdf608,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace