Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008017
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: FOGACA, F. H. dos S.
VIEIRA, S. G. A.
SANTOS FILHO, L. G. A. dos
MAGALHAES, J. A.
GOMES, T. N.
FERREIRA, I. A.
SILVA, T. F. A.
Additional Information: FABIOLA HELENA DOS SANTOS FOGACA, CPAMN; SIDELY GIL ALVES VIEIRA, UFPI; LUIZ GONZAGA ALVES DOS SANTOS FILHO, UFPI; JOAO AVELAR MAGALHAES, CPAMN; THIAGO NOBRE GOMES, UFPI; IRANI ALVES FERRREIRA; THIAGO FERNANDES ALVES SILVA.
Title: Padronização da produção e desenvolvimento de tecnologias de estocagem da farinha de cefalotórax de camarão marinho (Litopenaeus vannamei).
Publisher: Magistra, v. 26, n. 3, p. 277-284, jul./set. 2014.
Language: pt_BR
Description: O processamento do camarão marinho Litopenaeus vanammei resulta em grande volume de subprodutos, ricos em nutrientes, que submetidos a tecnologias adequadas, agregam valor ao pescado. O objetivo do estudo foi produzir uma farinha de cefalotórax do camarão marinho, padronizar seu processo de secagem, avaliar sua qualidade nutricional e sua estabilidade durante a estocagem em temperatura ambiente. Foram utilizados 120 kg de cefalotórax de camarão, que produziram 24 kg de farinha, estocadas em embalagens seladas e a vácuo, durante 120 dias. Os testes de secagem mostraram que a temperatura de 60 °C garante maior teor de proteína bruta na farinha e rendimento médio de 18,50%. Durante o período de armazenagem houve efeito significativo (p<0,05) do tempo de estocagem e da embalagem utilizada na composição do produto. A farinha de cefalotórax de camarão produzida em laboratório mostrou excelente valor nutricional, durante 120 dias de estocagem a vácuo, o que demonstra seu potencial como fonte de nutrientes em dietas animais, como peixes e camarões.
Thesagro: Alimentação
Camarão
Carcinicultura
Produção.
Data Created: 2015-02-06
ISSN: 2236-4420
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Magistrav26n3p277.pdf127,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace