Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1009888
Título: Definição de zonas de manejo baseado na análise espacial de nutrientes, condutividade elétrica do solo e produtividade de milho.
Autoria: BERALDO, J. M. G.
CRUVINEL, P. E.
RABELLO, L. M.
BERNARDI, A. C. de C.
Afiliação: PAULO ESTEVAO CRUVINEL, SGE; LADISLAU MARCELINO RABELLO, CNPDIA.
Ano de publicação: 2014
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO - ConBAP, 2014, São Pedro. Anais... [S. l.]: SBEA, 2014.
Conteúdo: A análise espacial pode fornecer subsídios para identificar zonas de manejo específico entre atributos químicos e suas relações com a condutividade elétrica aparente do solo e produtividade agrícola. Neste trabalho é apresentado um método para a definição de zonas de manejo tomando por base a variabilidade espacial de atributos químicos do solo, a condutividade elétrica aparente do solo, e a matéria seca de milho em uma área irrigada e sob plantio direto. O experimento de validação foi conduzido na Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos, SP. Foram coletadas amostras deformadas de solo seguindo uma grade amostral geo-referenciada com intervalo regular de 13 m, na camada de 0,2-0,3 m. As amostras de solo foram preparadas e submetidas às análises químicas para fins de fertilidade. Foi avaliado a condutividade elétrica aparente do solo e a matéria seca de milho. Foi observado uma variação na produtividade de milho, apresentando uma região de alta e baixa produtividade. Foi possível identificar e definir zonas de manejo baseado na análise espacial de atributos do solo, condutividade elétrica aparente do solo e produtividade de milho.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Irrigação
Milho
Solo
Palavras-chave: Produtividade Mapa
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPDIA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace