Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010931
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GUIZELINE, J.
SEIXAS, C. D. S.
DIANESE, A. de C.
ALMEIDA, A. M. R.
ARIAS, C. A. A.
OLIVEIRA, M. F. de
LOPES, E. F.
Additional Information: UniFil; CLAUDINE DINALI SANTOS SEIXAS, CNPSO; ALEXEI DE CAMPOS DIANESE, CPAC; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; MARCELO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPSO; UniFil.
Title: Interação diferencial de genótipos de soja em espécies do complexo Fusarium solani causadoras da podridão vermelha da raiz.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 47.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MOFO BRANCO, 2014, Londrina. Desafios futuros: anais. Londrina: SBF, 2014. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: No Brasil, três espécies do Complexo Fusarium solani estão associadas à podridão vermelha da raiz (PVR): Fusarium brasiliense, F. crassistipitatum e F. tucumaniae. Pesquisadores brasileiros têm avaliado a resistência de genótipos de soja a PVR sem levar em conta a ocorrência dessas diferentes espécies. O objetivo deste trabalho foi verificar se há interação entre as três espécies de Fusarium causadoras da PVR e genótipos de soja. Vinte e dois genótipos, entre cultivares e linhagens, foram cultivados em vasos alocados em casa-de-vegetação. Plantas no estádio V1-V2 foram inoculadas pelo método do ?palito de dente?, com três isolados, cada um de uma das três espécies citadas de Fusarium. O experimento foi montado em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial (22 genótipos x 3 isolados). O tamanho da lesão na haste foi medido aos 20 dias após a inoculação. Também foi verificada a presença de clorose / necrose internerval. As médias de tamanho de lesão foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste de Scott-Knott. Apenas o isolado de F. brasiliense provocou o sintoma reflexo de clorose/necrose internerval em 11 dos 22 genótipos. Constatou-se interação significativa (P≤0,05) entre os genótipos utilizados e os três isolados. Esse resultado contribui diretamente com os programas de melhoramento, pois a seleção de genótipos resistentes à PVR terá que ser feita independentemente para cada espécie de Fusarium.
Thesagro: Soja
Fusariose.
Doença de Planta
NAL Thesaurus: Soybeans
Plant diseases and disorders.
Data Created: 2015-03-09
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3891.pdf29,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace