Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1011935
Title: Desenvolvimento de base de dados de solos para aplicação do modelo SWAT em bacia do Bioma Cerrado.
Authors: LIMA, J. E. F. W.
SILVA, E. M. D.
STRAUCH, M.
LORZ, C.
Affiliation: JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK LIMA, CPAC; EUZEBIO MEDRADO DA SILVA, CPAC; MICHAEL STRAUCH, HELMHOLTZ CENTRE FOR ENVIRONMENTAL RESEARCH; CARSTEN LORZ, HOCHSCHULE WEIHENSTEPHAN-TRIESDORF.
Date Issued: 2014
Citation: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 20., 2014, Bento Gonçalves. Água, desenvolvimento econômico e socioambiental: programa final. Bento Gonçalves: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2014.
Description: O conhecimento sobre características físico-hídricas dos solos é fundamental para a aplicação de modelos hidrológicos de base física como o SWAT. No Brasil, desde 1999 o número de usuários e de aplicações do modelo SWAT cresce rapidamente, sendo que as primeiras simulações efetuadas no bioma Cerrado são mais recentes e, em geral, utilizaram informações genéricas relativas aos solos. O objetivo deste estudo é apresentar uma base de dados de solo de referência para a aplicação do modelo SWAT em bacias hidrográficas do Cerrado. Com base em medições feitas, pelo menos, em triplicata, as seguintes características dos solos foram medidas: densidade, curva de retenção, condutividade hidráulica, matéria orgânica e textura. Com dados coletados em 66 locais e três profundidades, a maioria na Bacia Experimental do Alto Rio Jardim, Distrito Federal, efetuou-se uma proposta de modelo conceitual para a entrada desses dados no SWAT, bem como uma tabela apresentando valores médios (iniciais) para os principais parâmetros relacionados aos solos e seus intervalos de variação (calibração). O estudo cobriu sete tipos de solo representativos da região. Considerando as limitações dos dados utilizados em estudos anteriores na região, espera-se que os resultados desse trabalho representem um avanço na busca por modelos hidrológicos mais realísticos.
Thesagro: Base de Dados
Cerrado
Keywords: Ciência do solo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S1843.pdf450,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace