Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKATASUKI, P. A.
dc.contributor.authorMIZUBITI, I. Y.
dc.contributor.authorRAMOS, B. M. de O.
dc.contributor.authorDEMARCHI, J. J. A. de A.
dc.contributor.authorRIBEIRO, E. L. de A.
dc.contributor.authorBERNDT, A.
dc.date.accessioned2021-06-20T02:17:16Z-
dc.date.available2021-06-20T02:17:16Z-
dc.date.created2015-05-22
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 46., 2009, Maringá. Anais... Maringá: SBZ, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1016006-
dc.descriptionEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes níveis de casca de soja peletizada (0, 15, 30 e 45%) em substituição ao grão de milho inteiro, em rações a base de alimentos concentrados, sobre o desempenho, consumo e digestibilidade dos nutrientes em bovinos da raça Nelore, castrados. Foram utilizados 24 bovinos Nelore, com peso vivo médio de 461,83 kg e idade média de 24 meses, alojados em baias individuais e em delineamento inteiramente casualizado. Os tratamentos (T) consistiram de rações a base de concentrado, onde o milho grão inteiro foi substituído pela casca de soja, nos níveis de 0, 15, 30 e 45% (T1, T2, T3 e T4). Observou-se efeito linear crescente dos diferentes níveis de inclusão de casca de soja sobre os consumos de MS (kg/dia), PB (kg/dia) e FDN (kg/dia) e efeito quadrático sobre o consumo de CNE (kg/dia). Com relação à digestibilidade dos nutrientes, verificou-se efeito linear decrescente dos diferentes níveis de casca soja sobre a digestibilidade da PB e CNE, e efeito quadrático sobre a digestibilidade da MS. Pode-se concluir que a inclusão de casca de soja em substituição ao grão de milho inteiro em dietas sem a presença de fibra longa, provenientes de forragens, aumenta o consumo de MS, PB e FDN; diminui a digestibilidade da MS, PB e CNE, mas não influenciam o desempenho e a eficiência alimentar de bovinos da raça Nelore.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleDesempenho, consumo e digestibilidade de nutrientes em bovinos de corte da raça Nelore, alimentados com rações à base de grão de milho inteiro, sem fibra longa, com diferentes níveis de substituição do grão de milho inteiro por casca de soja peletizada.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroConfinamento
dc.subject.thesagroGado de Corte
dc.subject.thesagroRação Concentrada
riaa.ainfo.id1016006
riaa.ainfo.lastupdate2021-06-18
dc.contributor.institutionPEDRO ANDRADE KATSUKI, ALUNO DE DOUTORADO -UEL/LONDRINA; IVONE YURIKA MIZUBUTI, DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA, UEL/LONDRINA/PR; BRUNO MAZZER DE OLIVEIRA RAMOS, COORDENADOR REGIONAL ALLTECH; JOÃO JOSÉ ASSUMPÇÃO DE ABREU DEMARCHI, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA)/SP; EDSON LUIS DE AZAMBUJA RIBEIRO, DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA, UEL/LONDRINA/PR.; ALEXANDRE BERNDT, AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS (APTA)/SP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desempenho-Consumo-Digestibilidade.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace