Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022808
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, T. S.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
MARTORANO, L. G.
Additional Information: Taiane Silva Sousa, BOLSISTA CPATU; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU.
Title: Avaliação de caracteres físicos em frutos de matrizes de Oenocarpus bacaba Martius procedentes de Terra Santa - PA.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 19.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 3., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2015.
Pages: p. 207-211.
Language: pt_BR
Keywords: Bacabão
Caracteres morfológicos
Rendimento de polpa
Description: A bacabeira (Oenocarpus bacaba Mart.), também conhecida por bacabão, é uma palmeira nativa da Amazônia cujos frutos são bastante utilizados pela população paraense na obtenção de azeite de primeira qualidade e como polpa processada, especialmente na entressafra do açaí, gerando receita bruta semestral de 0,71 milhões na safra. Seus frutos são altamente nutritivos suprindo carência de gorduras, calorias e proteínas. Mas, pouco os quase nada se conhece sobre a composição física dos frutos de diferentes procedências. Assim, avaliaram-se caracteres físicos em frutos de matrizes de bacabão procedentes de Terra Santa, PA. Foram selecionados ao acaso dez frutos em cada uma das 25 matrizes. Foram avaliados doze caracteres físicos em cada fruto. Os dados obtidos (n=250) foram organizados, digitados e obtidos os valores mínimos, máximos e a média. Os frutos apresentaram em média 49,33% de rendimento de polpa e coloração do epicarpo (casca) e do mesocarpo (polpa) desejável ao mercado de polpa. Apenas 4% dos frutos não continham embrião. De um modo geral doze matrizes possuem rendimento de polpa acima da média. Portanto, as matrizes de bacabão procedentes de Terra Santa, PA mostram-se desejáveis ao mercado de polpa.
Data Created: 2015-08-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pibic201544.pdf382,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace