Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026406
Title: Qualidade física do solo de um sistema agroflorestal sucessional comparado à cultura de cana-de-açúcar.
Authors: PELLEGRINI, J. B. R.
RAMOS FILHO, L. O.
CAMPOS, R. J. B.
AMADOR, D. B.
VIEIRA, H. B.
MORICONI, W.
Affiliation: J. B. R. PELLEGRINI, INCRA; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; R. J. B. CAMPOS, Fazenda São Luiz; D. B. AMADOR, Fazenda São Luiz; HENRIQUE BARROS VIEIRA, CNPMA; WALDEMORE MORICONI, CNPMA.
Date Issued: 2006
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 6., 2006, Campos dos Goytacazes, RJ. [Trabalhos apresentados]. Campos dos Goytacazes, RJ: SBSAF, 2006. p. 1-4.
Description: Os sistemas agroflorestais (SAF?s) sucessionais e diversificados são modelos de uso do solo que mais se aproximam ecologicamente da floresta natural e representam a interface entre a agricultura e a floresta, aliando a produção de alimentos à recuperação dos recursos naturais, entre eles o solo (Peneireiro, 1999; Garrote et. al., 2002). Embora esses sistemas apresentem várias vantagens ecológicas em relação aos monocultivos ainda são poucos os estudos que as comprovam, especialmente pela dificuldade de conduzir trabalhos de longa duração (Carvalho, et al., 2004). Neste contexto, surge a necessidade de avaliar qual o potencial que estes SAF?s apresentam para reconstituir as condições estruturais que um determinado solo possuía antes de ter sofrido as alterações provocadas pelas práticas agrícolas convencionais. A qualidade física do solo pode ser avaliada por meio de indicadores relacionados à forma da sua estrutura (densidade e a porosidade do solo), ou ainda, pela estabilidade estrutural (estabilidade de agregados) (Carvalho, et al., 2004). Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a qualidade física do solo de um Sistema Agroflorestal com cinco anos de idade comparativamente a uma lavoura de cana-de-açúcar e uma mata nativa.
Thesagro: Solo
Cana de açúcar
Keywords: Sistema agroflorestal
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006AA054.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace