Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027661
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FRANÇA, C. C. S.
FUJIMOTO, R. Y.
NIZIO, D. A. de C.
CARNEIRO, P. C. F.
BLANK, A. F.
MARIA, A. N.
Additional Information: RODRIGO YUDI FUJIMOTO, CPATC; PAULO CESAR FALANGHE CARNEIRO, CPATC; ALEXANDRE NIZIO MARIA, CPATC.
Title: Avaliação in vitro da eficácia de formulações com produtos vegetais no controle do íctio.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280, ref. 162-168. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernandes.
Language: pt_BR
Keywords: Ictiofitiríase
Parasita.
Description: O presente estudo visa avaliar a eficácia de formulações obtidas a partir de uma planta nativa do Estado de Sergipe no controle do íctio em peixes, a fim de obter um produto alternativo para o controle da doença. Esta pesquisa é de grande relevância, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde humana. Foram testados três formulados (F1, F2 e F3) originados de plantas de uma mesma espécie que apresentavam três composições químicas diferentes. O ensaio in vitro foi realizado com duas fases do íctio: trofonte e tomonte, em diferentes concentrações, sendo 15 parasitas por tratamento com três repetições. A viabilidade do parasita foi verificada após uma hora de incubação determinada com um microscópio de epifluorescência, a emissão de fluorescência vermelha indica o parasita morto, enquanto a verde significa que o parasita está viável. O formulado F2 foi o que apresentou maior eficácia contra o íctio nesta fase, que proporcionou maior mortalidade aos protozoários em menor concentração comparada aos demais formulados. Na fase de tomonte, para os três formulados testados, a máxima mortalidade foi observada na maior concentração. Os formulados mostraram-se tóxicos para ambas as fases do íctio, o que evidencia a ação antiprotozoária contra I. multifiliis, sendo potencialmente úteis no controle deste parasita.
Thesagro: Parasito
Animal invertebrado
Protozoário
Aquicultura.
Data Created: 2015-10-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
avaliacaoinvitro.pdf122,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace